Notícia publicada em 19/10/2021 às 12:48

SAD recebe visita técnica de representantes do Iprev

Arte: Carol Lopes/SAD

A Secretaria de Administração (SAD), por meio da Gerência Geral de Patrimônio, Arquitetura e Engenharia do Estado (GGPAE), recebeu a visita técnica on-line, de representantes do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev), de Alagoas, nesta quarta-feira (20.10). Estiveram presentes ao encontro, o secretário Executivo em exercício da SAD, Marcelo Coelho; a gerente Geral da GGPAE, Gisele Gomes; a assistente administrativa da Coordenação Geral de Gestão Administrativa e Patrimonial do Iprev, Lidiane Rodrigues de Oliveira; além de gestores das equipes da GGPAE e do instituto alagoano. A transmissão virtual foi feita pela plataforma Google Meet.

O objetivo principal do encontro foi apresentar aos membros do Iprev o modelo de gestão patrimonial, capitaneado e desenvolvido pelo Governo de Pernambuco na área de patrimônio. O secretário Executivo em exercício da SAD, Marcelo Coelho, abriu o encontro agradecendo a participação de todos. “É uma satisfação participar deste momento e falar dos projetos e ações na área de gestão patrimonial do Governo do Estado. Já avançamos muito nos processos de leilão e desfazimento de bens móveis, por exemplo. Inclusive, conseguimos aumentar a arrecadação do Estado, com a realização de leilões totalmente on-line, por conta da pandemia. Nossa meta é ampliar o número de certames no próximo ano”, destacou Coelho. Outro ponto abordado pelo executivo foi o Sistema PE-Integrado – um projeto robusto em fase final de implantação no Poder Executivo Estadual, com avanço na disponibilização para outros poderes.

Logo em seguida, Gisele Gomes, explanou para os participantes a estrutura e as ações desenvolvidas pela Gestão Patrimonial do Estado. “Nossos projetos foram baseados em duas premissas: uma interna, vinda do Modelo Integrado de Gestão onde destacamos a criação da carreira de gestão, com a SAD atuando como órgão central de gestão administrativa e, uma externa, que foram as novas normas de contabilidade aplicadas ao setor público – dinâmica enfrentada por todos os entes públicos do país por se tratar de um movimento internacional de padronização contábil. Foi uma mudança de visão: do orçamento para patrimônio”, enfatizou a gerente da GGPAE.

Gomes destacou ainda que os gestores, membros de comissões e unidades setoriais de patrimônio, dos órgãos da Administração Pública Estadual, passam por capacitações para se atualizarem a respeito do novo modelo de gestão patrimonial. “Regularmente são promovidas capacitações com os servidores. Uma delas é o curso de formação de gestores na área de patrimônio e também o curso de desfazimento de bens móveis – na modalidade à distância. Essas capacitações são coordenadas pelo Cefospe, vinculado à SAD”, finalizou ela.

Já a coordenadora geral do projeto de Reorganização e Modernização Patrimonial do Iprev, a assistente administrativa, Lidiane Rodrigues de Oliveira, disse que “as informações e os dados explanados pelos gestores da SAD foram esclarecedores e importantes. Essa troca de experiência permitirá agregar mais conhecimento no decorrer do nosso projeto, que está em fase de implantação, no Instituto de Previdência de Maceió. Nesse sentido, quero agradecer a colaboração da SAD”, finalizou a gestora do Iprev.