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Notícia publicada em 26/03/2020 às 18:44

Novos serviços do Governo já estão disponíveis na plataforma PE Cidadão

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Com a finalidade de facilitar a vida dos cidadãos pernambucanos, e diante da pandemia do corona vírus, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco (SAD), com a gestão técnica da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), divulga a Plataforma PE Cidadão, incluindo versão mobile para IOS e Android.  Com isso, através do endereço www.pecidado.pe.gov.br, o cidadão poderá entrar no Portal de Serviços do Governo do Estado e realizar vários serviços sem precisar sair de casa. Basta clicar no ícone que deseja o serviço. O cidadão pode ainda baixar pelo celular o aplicativo PE Cidadão e ter acesso aos serviços.

ATENDE EM CASA

Como forma de monitorar o Covid-19, o Governo do Estado disponibilizou o aplicativo denominado “Atende em Casa”. O App, desenvolvido pelas startups Google Cloud, Fábrica de Negócio, Pitang, e a Brainy Resolution em parceria com a Prefeitura do Recife, está hospedado no site PE Cidadão e auxilia na triagem de possíveis casos de coronavírus no Estado. Qualquer cidadão poderá interagir com um aplicativo mobile informando seus sintomas. Em casos de suspeita, um médico fará o atendimento por meio de teletriagem para decidir se o paciente fica em quarentena ou é dirigido para um hospital próximo da sua residência.

A evolução dos casos de suspeita será acompanhada por médicos em tempo real, sendo filtradas por localidade ou por histórico de relatos de casos. A aplicação também auxiliará os médicos, com informações de locais de atendimento mais próximos dos pacientes. Os dados coletados dos pacientes servirão para o acompanhamento do COVID-19. O aplicativo também mostrará um painel de informações em tempo real do avanço do vírus por localidade.

FALTOU AQUI

O Governo de Pernambuco também lançou o aplicativo chamado “FALTOU AQUI” dentro do PE Cidadão, como iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), desenvolvido pela ATI. Nele, o cidadão poderá informar ao Governo se na sua localidade estão faltando alimentos, medicamentos, produtos de higiene/limpeza e hortifruti nos estabelecimentos comerciais próximos à sua residência. Este aplicativo já está disponível para a  população.

Para isso, o Governo de Pernambuco vem mantendo um grupo de prontidão para não deixar faltar nenhum item essencial à população durante esse período de enfrentamento (COVID-19). As equipes mantém contato com as redes de fornecedores para providenciar a reposição desses produtos o mais rápido possível.

ALERTA CELULAR

Além disso, está à disposição da população o Alerta Celular, onde o cidadão poderá cadastrar seu aparelho celular para facilitar a sua recuperação, em caso de roubo ou furto, e quando recuperado os cidadãos serão avisados por e-mail ou whatsapp.

A secretária de Administração, Marília Lins, destaca a importância de uma plataforma digital do Governo, principalmente nesta época do novo coronavírus. “Neste momento de proliferação do vírus é preciso estarmos municiados de informações corretas e precisas para orientar e proteger a população pernambucana. A plataforma do PE Cidadão é uma excelente ferramenta no combate ao Covid-19”, atestou a titular da pasta.

No que concerne ao enfrentamento ao coronavírus, além da ampliação dos serviços do PE Cidadão, a Secretaria de Administração vem implementando medidas no combate ao Covid-19. “Tanto a SAD quanto as nossas vinculadas, ATI, Funape e IRH, vêm adotando medidas, tais como a suspensão do atendimento presencial como forma de prevenir os usuários do sistema e nossos servidores de um possível contágio. Juntos conseguiremos superar esta fase crítica que estamos passando”, atestou o secretário Executivo de Administração, Luís Eduardo Antunes.

 “Diante da pandemia do coronavírus torna-se mais urgente a oferta dos serviços virtuais à população. O aplicativo Mobile do governo concentra os serviços digitais prestados pela administração pública estadual de uma forma rápida e eficiente”, explica a presidente da ATI, Ila Carrazzone.

“O PE Cidadão é a plataforma de governo digital de Pernambuco e possibilita que o cidadão possa usufruir de serviços do governo, sem ter que se deslocar e enfrentar filas, além de possibilitar uma interação maior do cidadão com o governo”, justifica o diretor de TI e Transformação Digital da ATI, Romero Guimarães.

No que tange a questão , o superintendente de modernização governamental, Ricardo Melo, reitera o uso de serviços online neste período. “A plataforma PE Cidadão consolida informações precisas, corretas e desenhadas para o uso dos serviços pela população, e a cada dia mais serviços digitais, de diversas secretarias, convergem para esta plataforma, facilitando, de forma crescente, a vida da população”.