Notícia publicada em 26/11/2019 às 14:32

Educação a Distância permeia debate no Cefospe

Crédito: Roberto Pereira/SAD

Evento contou com debates e mini-cursos

Com objetivo de trazer um novo olhar para a educação corporativa com foco no ensino a distância, a Secretaria de Administração (SAD), por meio do Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), promoveu na segunda-feira (25), o II Encontro Cefospe de Educação a Distância. Na parte da manhã aconteceram debates que trouxeram à tona os avanços e desafios do Ensino a Distância (EAD). A mediadora do debate foi a gestora de Educação a Distância da Secretaria Estadual de Educação, Renata Marques. Mais de 500 servidores de diversos órgãos participaram do evento.

Na abertura do encontro a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, adiantou que mais 14 novos cursos serão implementados pela instituição na modalidade a distância no próximo ano. “Quero agradecer a parceria exitosa com a Secretaria Estadual de Educação e os nossos parceiros da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e de algumas universidades. Este é um momento de congregarmos a importância do EAD com nossos parceiros no desenvolvimento dos servidores por meio da educação corporativa”, exaltou Cabral, lembrando que esta semana é comemorado o Dia Nacional do EAD.

O coordenador dos cursos EAD do Cefospe, José Lopes Junior, destacou que a premissa desta modalidade de ensino é “valorizar os servidores qualificando-os para melhor atender o cidadão pernambucano”. Ainda de acordo com Lopes, os números de capacitações em EAD vêm crescendo desde a sua implantação em 2017 no Estado. “Já conseguimos atingir 87% dos municípios. O nível de satisfação dos alunos nos cursos ofertados é de 94%. Temos instrutores e conteudistas qualificados atuando nas plataformas virtuais de aprendizagem do Cefospe. Isso mostra nosso empenho e dedicação para o crescimento desta modalidade educacional”, concluiu.

Em seguida, o diretor da ABED, George Bento, enfatizou as novas tecnologias em ambientes virtuais pedagógicas. “O fortalecimento do ensino a distância é muito importante para formação dos jovens. A tecnologia em ambiente virtual aliada com tecnologia utilizada nas escolas impulsiona o conhecimento dos estudantes”, pontuou o educador.

Já Carlos Eduardo Thompson, professor em EAD da UFRPE, tocou na questão das inovações como suporte ao ensino a distância. A educação a distância tem a possibilidade de utilizar as próprias tecnologias existentes nas instituições públicas ou privadas para alinhar o planejamento estratégico da instituição com a necessidade prática e continuada da educação corporativa”, disse ele.

Ao final do debate o público teve a oportunidade de tirar dúvidas e fazer comentários a respeito do tema abordado.

A assistente em Saúde da SES, Elvira Ferreira, que acompanhou todo o encontro parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Formação. “Já participei de alguns cursos presencias do Cefospe. Recentemente resolvi fazer um curso EAD de Inteligência Emocional. Eu achei excelente tanto o conteúdo quanto à instrutora. Ambas as capacitações corresponderam às minhas expectativas“, elogiou a servidora.

Ao final do evento foram sorteados livros e brindes com os participantes.

MNI-CURSOS

Durante a tarde o Cefospe promoveu mini-cursos na área de EAD nos laboratórios do Centro de Formação. As oficinas foram as seguintes: Design instrucional, Tutoria, Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; A utilização da plataforma do curso online aberto e massivo; curso de Auto Instrucional; Ambiente de aprendizagem em forma de rede social e Gamificação na EAD.