Notícias do Portal do Servidor

Notícia publicada em 09/08/2019 às 15:27

Em clima de descontração servidores da SAD comemoraram o Dia dos Pais

Fotos: Robson André/SAD

/image/journal/article?img_id=9341953&t=1565375695268

Evento contou com café da manhã, palestra e sorteio de presentes

Foi num clima de confraternização e alegria que os servidores da Secretaria de Administração (SAD) comemoram na quinta-feira (08), o Dia dos Pais. A ação, realizada pelo Programa Bem Viver, que é coordenado pela Gerência de Gestão de Pessoas (GESPE), foi realizada no auditório do órgão. Foi servido um café da manhã para os participantes seguido de sorteio, e os servidores assistiram ainda a palestra “Paternidade - desejo, direito e compromisso", ministrada pela coordenadora do Instituto Papai, Mariana Azevedo.

Antes disso, eles participaram de uma rápida dinâmica onde apontaram em poucas palavras o que é ser pai. Entre as palavras-chaves citadas pelos servidores estavam responsabilidade, amor, atenção, carinho, cuidado, dedicação, entre tantas outras que poderiam definir a paternidade.

O Gerente em exercício da GESPE, Rogério Silva, disse em sua fala que “momentos como estes valorizam e integram os servidores da Casa, reconhecendo-os como atores importantes na esfera da Gestão Pública. Não somos relevantes apenas por conta das atividades que cumprimos no trabalho, mas também pelo papel de cidadão e pai que exercemos na sociedade. Agradeço a cada um que participou deste momento de integração aqui na SAD”, exaltou o gerente.

Durante a sua palestra a coordenadora do Instituto Papai, Mariana Azevedo, destacou alguns pontos referentes aos direitos e compromissos que estão atrelados à paternidade. “É importante falarmos da dimensão que envolve o desejo e a concretização de ser pai. Sabemos que paternidade é um compromisso e uma responsabilidade para a vida toda. Porém, ela deve ser prazerosa e ter uma realização emocional”, destacou a coordenadora.

Ela alertou ainda para alguns direitos que os pais têm por lei. “Por exemplo, a Lei do Acompanhante – 11.108, do ano de 2005 – prevê que a mulher gestante tem o direito de ter o acompanhamento por sua livre escolha (até mesmo do seu esposo). Desde o momento em que ela chega à maternidade – em trabalho de parto - até o pós-nascimento do bebê. Além disso, o homem tem o direito à Licença Paternidade de, no mínimo, cinco dias”, descreveu Mariana, acrescentando que a “paternidade vai além do compromisso financeiro com os filhos. Tem a ver também com o comprometimento afetivo”, finalizou ela.

Atento a todas as informações repassadas durante a palestra, Pablo Magalhães, um dos integrantes da equipe da avaliação de imóveis da Gerência Geral de Patrimônio, Arquitetura e Engenharia (GGPAE), descobriu há dois meses que será pai pela primeira vez. Ele comentou que “a ficha ainda não caiu”. “Foi uma sensação maravilhosa quando descobrimos a gravidez. Meu filho irá nascer no ano que vem, mas já enxergo como uma grande responsabilidade. Vou procurar passar todos os meus conhecimentos e dar o melhor de mim para ele. Sem dúvida é um amor incondicional“, afirmou Pablo, acrescentando que o filho terá o nome de Marcelo.

 Bem Viver

Coordenado pela GESPE, o Programa Bem Viver que completou este mês cinco anos de fundação, tem o objetivo de promover ações que contribuam para um estilo de vida saudável e com qualidade de vida para os servidores da Secretaria de Administração. Essas ações estão baseadas nas mudanças de comportamentos e na educação em saúde.