Notícias do Portal do Servidor

Notícia publicada em 28/06/2019 às 13:58

Ações simples contribuem para o fortalecimento da gestão pública

Foto: Roberto Pereira/SAD

/image/journal/article?img_id=9338715&t=1561741344147

Servidores de vários órgãos acompanharam atentos a explanação dos palestrantes

O que podemos fazer para melhorar ainda mais nosso desempenho enquanto servidores públicos? Como repensar e otimizar estratégias de ações e ainda desenvolver políticas públicas mais eficazes para a população? Foi pensando nestes e em outros questionamentos que a Secretaria de Administração, por meio do Centro de Formação de Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), promoveu na quinta-feira (27.06), mais uma edição do Ciclo de Palestras. Desta vez, o tema abordado foi “Lean Government: pensamento enxuto para gestão pública”. O evento foi realizado no auditório do Cefospe, na Boa Vista.

Antes do início da palestra houve uma apresentação musical de professores do Conservatório Pernambucano de Música. A diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, abriu o evento destacando a importância de se promover debates alinhados com a política de Governo. “O tema do Lean Government  desperta muito interesse e já que vem sendo disseminado no Brasil. O desafio que temos diariamente dentro da gestão pública é sermos eficazes, fazer mais com menos. Precisamos atender com excelência as demandas da população. Por isso, trazer à luz temas atuais e inovadores como este despertam nos servidores públicos o interesse e a vontade de mudar e evoluir cada vez mais dentro da gestão. Esta palestra enriqueceu o nosso dia”, apontou a diretora.

Logo em seguida, os palestrantes iniciaram o debate. O primeiro a discursar foi o especialista em Lean e Business, o engenheiro de produção Diego Marinho. Ele destacou a importância da filosofia Lean que é baseada no pensamento simples e bem elaborado. “Sabemos que dentro do serviço público existem muitas leis a serem cumpridas e muitos processos que tramitam entre os órgãos. Então para sermos mais eficientes sem descumprir regras precisamos definir bem os fluxos dos processos e melhorar a sequência de cada atividade que será executada, que não agrega valor ao usuário final. Com isso, o fluxo de trabalho será contínuo, bem executado e mais ágil”, explanou Marinho.

Depois foi a vez do segundo palestrante, o Gestor de Recursos Humanos e especialista na filosofia Lean, Marcelo Santos, detalhar mais sobre o assunto. “A filosofia Lean é uma metodologia aplicada através de ferramentas para chegarmos a excelência na execução de nossas ações. Pensar nela (filosofia) é pensar no simples e no eficiente. Se formos executar ações estratégicas no serviço público, por exemplo, temos que pensar no propósito das atividades e na satisfação da população”, destaca Santos.

Na última etapa do evento os participantes fizeram perguntas aos convidados mediadas pelo Gestor Governamental Hugo Medeiros. Um deles foi o servidor Alberto Brandão, responsável pelo programa de Formação Continuada da Seplag. Ele elogiou a iniciativa do Cefospe em trazer um tema tão atual. “Foi bem interessante porque tratou de uma nova filosofia que pode ser aplicada tanto no ambiente público quanto na área privada. É uma forma de enxergar o nosso papel dentro do serviço público. Todo servidor precisa ficar atento às novas tendências e ver de que forma pode agregá-las na gestão pública”, disse Brandão. 

No final, houve sorteio de livros e kits educativos. O próximo tema do Ciclo de Palestras da SAD será “Inteligência Artificial: aplicabilidade e benefícios no serviço público”. O evento será realizado no mês de agosto.