Notícia publicada em 28/03/2019 às 14:15

Governo economizou mais de R$ 700 mil em faturas de água

/image/journal/article?img_id=9335571&t=1553793819720

Evento contou com a presença de servidores de vários órgãos

O Governo Paulo Câmara vem obtendo, ao longo dos últimos anos, índices significativos em relação à redução de gastos públicos. No tocante aos gastos com água e esgotamento sanitário nos prédios do Governo, houve uma economia de mais de R$ 700 mil no ano passado, apenas com revisão de faturas. Somente de janeiro até o último dia 21 de março, a Secretaria de Administração (SAD) já registrou uma redução de cerca de R$ 150 mil nas contas de água do Estado. Esses e outros dados foram apresentados na quinta-feira (21.03.19), durante o 5º Encontro de Gestores de Água, realizado no auditório da SAD. Estiveram presentes servidores que lidam com a gestão de água em seus respectivos órgãos, servidores da SAD e integrantes do projeto AquaPoli  da Universidade de Pernambuco (UPE).

A gerente geral de Patrimônio, Arquitetura e Engenharia do Estado (GGPAE), Gisele Gomes, comentou o empenho da Secretaria, por meio de sua gerência, através do Núcleo Técnico de Água e Energia (NUTAE), em desenvolver ações e ferramentas que propiciem um consumo consciente de água nos órgãos públicos. “Todos nós temos que ter a consciência de que não devemos desperdiçar este líquido, nem no ambiente de trabalho tampouco dentro de casa. Eventos como estes difundem entre os servidores a importância do uso consciente diariamente. Isso acaba gerando, inclusive, economia para os cofres públicos”, destacou a gerente.

Na ocasião, foram explanados dois estudos de casos feitos no Palácio do Governo e na Faculdade de Ciências da Administração e Direito de Pernambuco (FCAP) voltados para o racionamento de água. As estudantes da UPE, Thamiris Lessa e Amanda Prado, do projeto AquaPoli, apresentaram os estudos realizados nestes dois prédios, respectivamente.

Thamiris destacou, por exemplo, que após uma reforma feita no Palácio do Campo das Princesas, há cerca de sete anos, houve uma redução no consumo de água do prédio em torno de 20%. “O estudo levou em consideração desde as instalações hidrossanitárias, passando pelos ar-condicionados, banheiros até a rega dos jardins do Palácio. Percebemos após a conclusão da pesquisa que é possível alcançar resultados positivos e racionalizar o consumo, aplicando métodos que aprendemos na universidade”, pontuou Thamiris, mestranda da UPE.

Fotos: Roberto Pereira/SAD

O chefe da Unidade de Água da SAD, Luiz Gustavo Nunes, disse que uma das metas do Governo do Estado é adotar medidas eficazes neste setor. “Para se ter uma ideia, conseguimos economizar mais de R$ 140 mil com água, somente no ano passado, no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), prédio que fica sob a responsabilidade do Instituto de Recursos Humanos (IRH), entidade vinculada à SAD. Este é um exemplo de que o trabalho realizado pela SAD, no que concerne à gestão de água, vem avançando ao longo dos anos de forma positiva”, asseverou Nunes.

Quem também prestigiou o evento foi o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Djalma Paes. O gestor elogiou a iniciativa da SAD em promover encontros como este que discutam o uso consciente da água. “Precisamos cada vez mais disseminar a cultura do não desperdício. Parabéns a todos os envolvidos pela realização deste encontro”, pontuou Paes.

Outro participante do encontro, o chefe da divisão de Material e Patrimônio e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTI) e gestor de água no órgão, José Piquet Filho, ouviu atento a todas as informações repassadas no auditório. “É importante acompanhar esses encontros, pois ficamos atualizados e antenados com as ações que os colegas estão realizando nos demais órgãos”, destacou Piquet, que recentemente participou de uma capacitação de gestores de água, no Cefospe.

Capacitação

O Cefospe oferece ao longo do ano, pelo menos, pelo menos, duas turmas do curso de capacitação na área de gestão de água nos prédios públicos. A próxima turma está agendada para o mês de maio. Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição, que será divulgado através do site do Cefospe: www.cefospe.pe.gov.br. Maiores informações pelo telefone: (81) 3183-7731.

Qliksense

A equipe técnica da Unidade de Água da SAD desenvolveu um aplicativo na plataforma do Qliksense, que mostra os dados de consumo de água dos prédios públicos. “Trata-se de uma ferramenta eletrônica gratuita que serve para verificar mês a mês as faturas de água. Para ter acesso ao aplicativo é preciso que o órgão ou gestor de água solicite junto à SAD o seu acesso através do e-mail: nutae@sad.pe.gov.br”, explica o chefe da unidade de Água da SAD, Luiz Gustavo Nunes, acrescentando que está previsto para o mês de agosto o curso de Gestores de Água – Módulo II, no Cefospe a respeito do uso e vantagens deste aplicativo.