Notícias do Portal do Servidor

Notícia publicada em 26/10/2012 às 10:41

ANIMAÇÃO E ENTUSIASMO NO DIA DO SERVIDOR

/image/journal/article?img_id=3865345&t=1352228555829

Celebração para comemorar a data foi marcada pela disseminação de uma cultura inovadora no serviço público pernambucano, com foco no cidadão

Mais de mil servidores de diversos órgãos públicos do Governo participaram da celebração do Dia do Servidor, realizado nesta quinta-feira (25). A data oficial é festejada em todo o País no próximo domingo (28). O Centro de Formação dos Servidores (Cefospe), no bairro da Boa Vista, foi o palco de muitas atrações que iniciaram às 8h e só terminaram às 19h. Apresentações culturais da banda do Conservatório de Música de Olinda, do Coral do Grande Recife e da Banda da Polícia Militar, além de 28 palestras e oficinas marcaram as atividades que culminaram com a distribuição, através de sorteio, de brindes como televisores, geladeira, tablets, telefones celulares, ventiladores e demais produtos eletrônicos.

Na abertura oficial, o secretário de Administração, Ricardo Dantas, destacou que o modelo de gestão do atual Governo firma-se em três pilares que são a liderança, o método e o recurso humano. Pernambuco, em especial exerce uma liderança que extrapola o estado, onde seu método de gestão recebeu reconhecimento internacional. “No dia do Servidor estamos celebrando o terceiro pilar, que é adesão dos servidores a esse modelo de gestão que faz com que se complete os requisitos necessários para que este modelo seja exitoso e tenha produzido os inegáveis resultados do desenvolvimento de Pernambuco”, enfatizou. Ele ainda elencou os principais ganhos e investimentos realizados pelo Governo do Estado, como por exemplo, as ferramentas mais modernas de gestão de pessoas, entre elas uma parcela de remuneração variável atrelada ao desempenho e o reconhecimento público das melhores práticas em gestão pública.

"Nos últimos anos houve um nítido investimento na política salarial do Estado com o objetivo de tornar a remuneração mais competitiva para atrair e reter talentos. Além disso, o Estado aumentou em 81% o salário médio dos servidores”, comentou o secretário, frisando que a realização maciça de concursos empregaram mais de 24 mil pessoas e que Pernambuco foi o primeiro Estado a adotar o piso nacional para os professores.

"No quesito saúde, o Governo Estado tem investido na melhoria do Hospital do Servidor do Estado, unidade médica que tem passado por várias reformas de requalificação. Além disso, tem sido realizado um grande incremento nas parcerias com instituições privadas para aumentar a qualificação do servidor e aumento de cursos e capacitações para a formação de servidores da administração pública. Isso representa um esforço para disseminar uma cultura inovadora no serviço público, com foco no cidadão, com transparência, agilidade e resultados", afirmou o diretor presidente do Instituto de Recursos Humanos, Manoel Carneiro.

Nas oficinas e palestras os servidores do Estado puderam discutir temas importantes como finanças pessoais, como envelhecer bem – uma das palestras mais procuradas -, o lazer na busca pela qualidade de vida, aulas sobre como alimentar-se de forma saudável e sobre postura e ginástica laboral. "Essa celebração reforçou não só o cuidado e atenção que temos com o funcionalismo, mas principalmente reafirmou que Governo e servidores estão juntos e à altura dos desafios e oportunidades apresentadas em nosso Estado", finalizou Carneiro.

PORTAL DO SERVIDOR REFORMULADO
Na ocasião também os servidores souberam que a partir daquele dia o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pe.gov.br) estava de novo visual. O site, que já é conhecido pelos servidores do Poder Executivo estadual por agrupar serviços úteis à vida de quem trabalha no Governo - como tabela de pagamentos, contracheque comprovante de rendimento, informações sobre, Aposentadoria, férias, licenças, Sassepe e Perícias Médicas – foi totalmente repaginado, e agora está moderno, prático e bem mais fácil de navegar. Toda a tecnologia foi desenvolvida pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI). O novo Portal do Servidor é um presente ao servidor de Pernambuco. A data do lançamento foi escolhida justamente para ocorrer nas comemorações do Dia do Servidor. O Governo deseja fortalecer as ligações entre servidor e Estado, dando mais visibilidade, agilidade e fácil acesso a serviços e conteúdos importantes.